A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga divulgou um levantamento que aponta 811 fraudes relacionadas ao consumo de energia na Baixada Santista, registradas entre janeiro e maio de 2026. Durante o período, a empresa recebeu 4.531 denúncias e realizou 1.260 inspeções em diversas localidades.

De acordo com a CPFL, a operação resultou na recuperação de aproximadamente 1,8 milhão de kWh que estavam sendo furtados. Esse volume de energia é suficiente para abastecer cerca de 9 mil residências, considerando um consumo médio de 200 kWh por mês por casa.

Furtos de energia e penalidades

O furto de energia é um crime previsto na legislação brasileira, com pena de reclusão que varia de um a quatro anos, além de multa. Nos casos em que há adulteração de medidores ou desvios de energia, as punições podem ser ainda mais severas. A CPFL informa que o consumo desviado será cobrado assim que a irregularidade for descoberta.

Fraudes em Santos

Na cidade de Santos, o balanço da CPFL revela 540 denúncias, 172 inspeções realizadas e 88 irregularidades identificadas, resultando na recuperação de cerca de 206 mil kWh. Em uma das operações, no dia 19 de junho, equipes da empresa flagraram fraudes em um bar localizado na Vila Mathias e em uma loja de bebidas no Campo Grande, ambos com ligações clandestinas e alterações nas caixas de medição.

Na terça-feira (23), uma nova vistoria detectou fraudes em um restaurante na mesma região. As irregularidades, conhecidas como 'gato', comprometiam o registro correto do consumo de energia e representavam um risco à segurança do estabelecimento. Todos os casos foram encaminhados para ação pericial da Polícia Científica, e boletins de ocorrência foram registrados. As ligações clandestinas foram desfeitas e os débitos serão cobrados dos proprietários.