O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o país rejeita qualquer reivindicação de soberania sobre o Estreito de Hormuz, durante sua visita ao Bahrein, a última etapa de sua turnê pelo Oriente Médio. A declaração ocorre em um contexto de tensões crescentes na região, após o Irã advertir que atravessar o estreito sem autorização é 'inaceitável e extremamente perigoso'.

Os preços do petróleo caíram para níveis não vistos desde antes do início da guerra no Oriente Médio, com o barril do Brent sendo negociado abaixo de 73 dólares. A queda nos preços foi impulsionada pelo recente acordo provisório entre Washington e Teerã, que resultou na reabertura do Estreito de Hormuz, um ponto estratégico pelo qual cerca de 20% do petróleo e gás natural liquefeito do mundo costumam passar.

Rubio alerta sobre taxas no estreito

Rubio também mencionou que a cobrança de taxas por parte do Irã para navios que atravessam o estreito poderia gerar 'caos total', ressaltando que as vias navegáveis internacionais não pertencem a nenhum Estado-nação. Ele enfatizou que aceitar tal prática poderia levar a uma contaminação global, afetando outras rotas marítimas.

Além disso, o secretário de Estado destacou que os EUA buscam um acordo de paz com o Irã, mas não 'a qualquer preço'. 'Queremos um acordo que seja bom, real, verificável e que respeite a segurança e a estabilidade dos nossos parceiros na região do Golfo', afirmou.

Rubio realiza sua visita em meio a um histórico de ataques do Irã a estados do Golfo que acolhem bases militares dos EUA, como Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Bahrein. A situação no Estreito de Hormuz continua a ser um ponto crítico nas negociações entre as potências ocidentais e o Irã.