O governo de Goiás revelou, nesta quinta-feira (25), um investimento de R$ 78 milhões na expansão do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG). O aporte financeiro, que se estenderá pelos próximos cinco anos, visa, entre outras iniciativas, a descentralização do desenvolvimento tecnológico no estado.

Com essa medida, universidades públicas, como a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat), além de instituições privadas que operam em Goiás, poderão estabelecer seus próprios centros de pesquisa em Inteligência Artificial, seguindo o modelo do Ceia.

O suporte técnico será oferecido por meio de mentoria especializada para pesquisadores locais, além do compartilhamento da infraestrutura do Centro de Dados de IA, que permitirá o processamento de modelos complexos. As universidades também contarão com cooperação em projetos de inovação em parceria com empresas da região.

No entanto, as instituições interessadas terão a responsabilidade de arcar com os custos de estrutura física e instalações necessárias para a criação dos laboratórios. De acordo com uma fonte da Secretaria de Inovação e Tecnologia de Goiás, não será possível transferir recursos do Ceia para a construção das novas estruturas. Assim, cada universidade deverá prover o espaço e a infraestrutura básica exigidos.

Essa iniciativa representa um passo significativo para o fortalecimento da pesquisa em Inteligência Artificial em Goiás, proporcionando às instituições de ensino superior a oportunidade de se destacar em um campo cada vez mais relevante e competitivo.