Na tarde do dia 25 de junho de 2026, o auditório Jaime Câmara, localizado na Casa Colemar Natal e Silva, ficou lotado para a posse de Nilson Gomes Jaime na Cadeira n.º 16 da Academia Goiana de Letras (AGL). A AGL, uma das mais respeitadas instituições culturais do Centro-Oeste, foi fundada em 29 de abril de 1939 e reúne os maiores nomes da literatura goiana.

A cerimônia foi marcada pela presença de autoridades, acadêmicos de diversas instituições culturais, jornalistas, professores e um público qualificado que reconhece a importância do novo imortal. Entre os presentes, estavam a mãe e as filhas de Nilson, que acompanharam emocionadas o momento.

A saudação ao novo acadêmico foi feita pelo desembargador Itaney Francisco Campos, que destacou o perfil intelectual de Jaime e sua contribuição à cultura e à democracia em Goiás. A presidenta da AGL, Lêda Selma, conduziu a solenidade com a devida formalidade.

Após a cerimônia, o Restaurante Árabe recebeu uma recepção em homenagem a Nilson, onde amigos, acadêmicos e jornalistas celebraram seu ingresso na AGL. A trajetória de Jaime é marcada por sua atuação em várias instituições culturais, incluindo a presidência do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis e a vice-presidência do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Nilson Jaime, que acumula uma vasta produção literária, é considerado um dos principais intelectuais da atualidade em Goiás. Seu mais recente livro, "Família Jaime/Jayme: Genealogia e história", é reconhecido como uma obra de grande relevância historiográfica.

A CADEIRA E SEUS ANTECESSORES ILUSTRES

A Cadeira n.º 16 da AGL tem como patrono Henrique José da Silva, um destacado militar, naturalista e jornalista, que contribuiu significativamente para a cultura goiana.