As autoridades de Adamantina, interior de São Paulo, estão organizando a transferência de 180 jabutis da Praça Euclides Romanini. Este plano surge após a identificação de um crescimento populacional significativo, que chegou a 250 indivíduos na localidade. Em 8 de junho de 2023, 70 jabutis já haviam sido removidos para a Reserva Santa Sofia, localizada em Mato Grosso do Sul.

A ação, segundo a Prefeitura de Adamantina, foi motivada pela proliferação da espécie jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria), que não é nativa da região. O manejo dos animais está sendo coordenado com a participação do Ministério Público, secretarias municipais, Polícia Ambiental e o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP).

Motivos para a proliferação

De acordo com Eder Bonfain, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina, a decisão de transferir os jabutis foi considerada a alternativa mais segura e ambientalmente adequada. Ele explica que a superpopulação se deve, em parte, ao abandono de animais mantidos em cativeiro de maneira irregular, além da reprodução natural entre os jabutis que já habitavam a praça.

O jabuti-piranga é uma espécie nativa das regiões norte, centro-oeste e nordeste do Brasil, enquanto o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata) é a espécie local do estado de São Paulo, facilmente reconhecida pela coloração amarelada da cabeça e patas.

Próximos passos para o manejo

Os 70 jabutis já transferidos estavam com idades variando entre um e 40 anos e foram levados ao Cetras para avaliação clínica antes de serem enviados à reserva. A transferência dos outros 180 jabutis, no entanto, ainda não tem data prevista, dependendo da disponibilidade de vagas no Cetras para o manejo adequado dos animais.