Dois tamanduás-bandeira foram filmados juntos enquanto caminhavam por uma estrada no Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado em São Roque de Minas. O vídeo, gravado pelo guia turístico João Paulo Bitencourt no último domingo (21), já acumula mais de 500 mil visualizações nas redes sociais.

João Paulo relatou ao g1 que estava acompanhando um grupo de turistas quando avistou os dois animais atravessando a estrada próxima às cachoeiras dos Rolinhos e Rasga Canga. Para ele, o registro é especial não apenas por mostrar tamanduás-bandeira, mas também pela raridade de dois indivíduos estarem juntos.

Raridade na Natureza

“É comum vermos eles sozinhos. Juntos assim é raro”, enfatizou o guia. De acordo com o médico-veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Márcio Bandarra, os tamanduás-bandeira geralmente são solitários. A presença de mais de um animal na mesma área é, portanto, considerada um evento incomum.

Bandarra explicou que esses animais se unem em ocasiões específicas, como durante o período de acasalamento. “No caso observado, eles estavam apenas interagindo, mas não dá para afirmar que isso era uma tentativa de acasalamento”, afirmou o veterinário.

Repercussão nas Redes Sociais

O vídeo rapidamente se tornou um sucesso nas redes sociais, gerando uma onda de admiração entre os internautas. Uma das turistas que estava no passeio comentou: “Foi demais!!! Incrível!!! Obrigada por esta oportunidade de ver algo tão raro e maravilhoso!!!” Outros internautas também deixaram mensagens de emoção e gratidão pela cena.

Após atravessar a estrada, um dos tamanduás permaneceu parado por alguns segundos antes de se dirigir à mata, desaparecendo na vegetação típica da Serra da Canastra.